terça-feira, 14 de julho de 2009

Palacete Conceição e Silva (Avenida da Liberdade)

A minha mãe disse-me que Conceição e Silva, um industrial de bolachas, era da nossa família. Apenas sei que a minha avó viveu na Avenida da Liberdade (n.º 122) e que a minha trisavó se chamava Margarida Conceição e Silva. Gostava de saber mais, até porque esta é (para mim) uma das casas mais bonitas de Lisboa.
-
«Iniciada a construção em 1891, a sua característica arquitectura romântica insere-se perfeitamente no denominado estilo neo-árabe, embora denuncie outras fontes de inspiração, patenteadas na ecléctica e vasta gramática decorativa, observável, por exemplo, ao nível dos estuques pintados ou trabalhados, bem como dos vitrais, cuja iconografia inclui elementos geometrizantes e figurações humanas, todos assinados e datados.
De planta rectangular, este antigo palacete possui quatro registos, cave e três corpos. Ao nível do primeiro destes registos verificamos a existência de duas portas nos dois corpos laterais, ambas com arco em ferradura e alfiz decorado, tendo ao centro janelas com molduras de diferente tipologia. Quanto ao segundo registo, constata-se a existência de janelas com arco em ferradura, encontrando-se algumas assentes em colunas. Por fim, no terceiro registo, as portas são de sacada em arco trilobado e em ferradura, todas com alfizes decorados e apoiados de forma similar.
Relativamente ao quarto registo, o corpo central forma uma espécie de torre, vazado por um arco redondo de consideráveis dimensões e encimada por uma platibanda perfeita de merlões escalonados. Os dois corpos laterais, por seu lado, finalizam numa espécie de área amansardada, com janelão redondo e saliente, emoldurado em cantaria».
---
IPPAR - A. Martins.
Coração de Jesus - Palacete Conceição e Silva.

1 comentário:

Presépio no Canal disse...

Mas que interessante, Margarida :)

Pena que as certidões de nascimento sejam tão caras (vinte euros paguei eu pela do meu avô materno), pois ajudam muito a estabelecer as relações de parentesco; nunca consultei registos paroquiais (não sei se é preciso pagar alguma coisa). Talvez ajudasse a estabelecer o parentesco entre a sua trisavó e o senhor industrial de bolachas.
Este palacete pertence actualmente ao Estado?
Beijinhos :)