sábado, 9 de fevereiro de 2008

Conto de Alda dedicado aos sobrinhos Emília e João


Cria fama …. Deita-te a dormir

Aquilo começou na escola primária. No primeiro dia de aulas quando a mestra Abelha fez a chamada verificou que faltava um aluno.
Já os outros esperavam alinhados junto às carteiras que a professora os mandasse para os seus lugares. Sabedora do protocolo profissional D. Abelha não o fez sem primeiro botar fala; num brevíssimo discurso inaugural. Meus meninos – começou enfatuada, o ano lectivo que vai principiar traz ao professorado grandes esperanças, nunca como agora ocorreu tanta bicharada em busca da luz da instrução. As matrículas excederam tudo quanto é possível imaginar-se, e vejo com agrado, que estais satisfeitos de vir para a escola. Hoje é o primeiro dia de aula. Espero ver-vos no último com o mesmo aspecto risonho e confiante na esteira de um caminho mais longo e proveitoso que será um futuro cheio de glória…para muitos de vós. Sem bons alicerces meus amiguinhos não se pode executar obra sólida, e isto é o mesmo que dizer que sem bases… nada se faz de jeito.
A escola primária é o cabouco onde assenta o majestoso edifício da instrução; portanto, mãos à obra. Eu sou o capataz, vós os operários. Comecemos com coragem a construir os alicerces que aguentarão mais tarde um arranha-céus de muitos andares.
Nesta altura do discurso, mestra Abelha limpou uma lágrima teimosa que se escondia ao cantinho do olho, não tendo tempo de prosseguir porque um estrépido áspero, um resfolegar anelante desviava todas as atenções para a porta de entrada. Na soleira da porta aparecia a figura desajeitada e cómica de um burrito cinzento, com grandes orelhas espetadas e olhitos redondos como duas missangas negras.
Mestra Abelha não gostou da interrupção, franziu o sobrolho e para dar de começo a ideia exacta do seu temperamento e autoridade interpelou assim o retardatário: meu menino; por ser hoje o dia da abertura das aulas não ficas na rua, mas daqui por diante ou chegas a horas como os teus demais condiscípulos ou voltas por onde vieste, com três valentes ponteiradas no lombo. Com ar severo concluiu zumbindo: tenho dito.
Daí por diante o burriquito levava quando merecia e muitas vezes até, quando não merecia.
Que culpa tinha ele de não lhe ficarem na cabeça vogais e consoantes, de ter dificuldade em traçar as letras, de não fixar a tabuada.?!
Por tabuada a menina Pega essa sim! Papagueava de fio a pavio adições, multiplicações, divisões…. E nas subtracções botava sempre figura.:
- Minha Senhora, falta-me a lapiseira.
-a mim a caneta
- a mim a borracha – diziam as colegas.
Nas subtracções a Pêga era sempre a dianteira. Coitadita a Galinha a escrever era mesmo só ela e na leitura: b á bá – b á bá, cacarejava muito aflita repetindo as sílabas gaguejando… sem passar da cepa torta.
Entre os alunos havia um que fizesse o que fizesse nunca era castigado. Pudera! Passava o tempo a lamber as botas da professora. Era o Cão.
Menos fiel, mas igualmente animada a Rolinha soubera atrair as boas graças. Esperta, viva, saltitante, quando Mestra Abelha delicadamente a advertia da sua falta de atenção, semicerrava o biquito deixando perpassar como um sussurro, enquanto dava às asas: põe-te na rua!! Põe-te na rua!! Põe-te na rua!!
Era preciso ter cabeça de ferro para governar naquele cortiço. D. Abelha exaltava-se, o ponteiro trabalhava.
Minha Senhora chamava um Periquito muito ridículo choramingando; o menino Galo está sempre a brigar comigo, puxou-me pelas penas do rabo…
Tudo calado zumbia a mestra batendo com a régua na secretária. Não ouviram? Tornava a bater, tudo calado!! Um Sardãozito esverdeado à socapa deitava a língua de fora. Tantas vezes o fez que foi de castigo… para fora da aula.
- Quantas vezes te tenho dito, Sardão, que é feio esse gesto!!! À mestra parecia-lhe impossível que lá em casa lhe dessem semelhante educação.!!
O menino Lobo e a menina Raposa eram pouco assíduos, em vez de irem para a escola iam aos ninhos ou às capoeiras. Não havia que estranhar, era costume que lhes vinha de longe; os senhores seus avós eram tal e qual…. Casa de pais, escola de filhos!!!
Enfim todos tinham suas qualidades e defeitos uns maiores outros menores.
Ali estava o Elefante que não era estúpido mas trombudo, o Gato manhoso e preguiçoso;
D. Leão desdenhando os que não tinham brasão, a Águia-real a quem tudo parecia mal, o Pavão, um grandessíssimo vaidoso, um toleirão. Ainda havia um menino, sebentão, fungando a cada instante, (o que grandemente irritava a professora). Era mesmo um suíno, não se lavava, ia para a escola com os dentes, as unhas, as orelhas imundas e chamavam-lhe Porco.
Estudioso, cumpridor, nos primeiros tempos só o Urso. Trazia as lições bem estudadas e nunca D. Abelha o pilhou em falta. Por essa razão lhe perdoava o seu feitio estranho, isolando-se dos companheiros, não acamaradando em brincadeiras. O Burriquito bem o desafiava: - oh Urso vem d’aí saltar o eixo.
- Eu?!!! Respondia o Urso… muito senhor de si. Não penses que gosto de brincar com quem é menor do que eu:
Então o burro acicatado com a esporada atirava-lhe uma parelha de coices: - grande urso é o que tu és!!!
Azedavam-se os ânimos, vinha a professora e o burro lá ficava de castigo, sem recreio e de orelha derrubada.
Em tão grande conta era tido o Urso no conceito da mestra que nem já o chamava às lições, na certeza da sua aplicação constante no estudo.
De ano para ano foi fazendo os seus exames e o burriquito ia passando também mercê da sua teimosia e força de vontade.
Chegaram ambos ao liceu. A fama do Urso porém tinha-se-lhe antecipado. As charamelas haviam soado forte atordoando os ouvidos dos professores e reitor que olhavam o recém vindo como um menino prodígio. Os anos foram passando, o Urso era premiado com esplêndidas notas, com chamadas ao palco na festa de abertura de aulas a recompensar o seu suposto esforço. E de tanta importância o investiram que o bom do urso se julgou um ser aparte.
Em contraste o burriquito esfalfava-se a estudar teimando, num supremo arranque de vontade em obter a média necessária para passar. Lá conseguiu tirar o curso ao mesmo tempo que o outro.
Já na Universidade cada qual seguia o seu caminho, o Urso muito adulado, pouco consciencioso, orgulhoso. O burro aceitando o seu destino com filosofia. Trabalhador, humilde persistente.
A barreira entre ambos já então se erguia, eriçada de cacos de garrafa; e deixou de haver contacto.
Estradas diferentes que deviam desembocar no mesmo largo, a vida reservava-lhes grandes surpresas.
Quando o Urso por acaso se encontrava com o Condiscípulo, baixava a cabeça contrafeito dizendo; olá… e era tudo.
Mas o Burrito perdoava-lhe a toleima, de si para si julgava o outro com superior inteligência e indulgência.
Correspondia e passava adiante. Senhores dos seus diplomas foram atirados para a vida, para a realidade; habilitando-se a prestar provas no mesmo concurso.
Por estranho que pareça não foi o urso quem ficou aprovado apesar das muletas da fama a que sempre se apoiava.
O Burro, o asno, o estúpido… obteve o lugar que lhe competia porque sem alardes e perseverando estudou com vontade de vencer. O outro, iludiu-se a iludir toda a gente e afinal fez uma linda figura ….de urso.

Sem comentários: