Fernanda e Mário estudaram canto lírico com a Profª D. Africa Cabral e participaram em vários recitais. Em divversas ocasiões estiveram no salão do Conservatório de Lisboa, nomeadamente em 11 de Junho de 1922 onde participaram num concerto dirigido pela sua professora, que também cantou árias de, entre outros, Hadydn, Wagner, Zandonai, Zanella, Albeniz, Freitas Branco e Francisca Gonzaga e em actuaram os seus alunos Maria Helena Cunha Baptista, Mário Mattos e Silva, Aurora de Sant'Ana, Estrella Cayola, Alice da Luz e Silva, Fernanda Noémia de Mattos e Silva e Manoela Laborde dos Santos. Mário interpretou "Lo Schiavo" de "Sogni d'Amore" de Carlos Gomes e "E canta il Grilo" de V.Billi e Fernanda, de "Palo e Virginia" de V.Massé, "Era notte".
O Grande Casino Peninsular da Figueira da Foz, onde passavam férias, também foi palco para recitais em que participaram por diversas vezes. Na "Festa Artística dos Sextettos", no Salão Nobre, em Agosto de 1924, Fernanda interpretou "Lo Schiavo", de Carlos Gomes, "Addio terra nativa", da ópera "Africana" de Meyerbeer e com Mário, em dueto, a canção" Ta Bouche", de M.Yvain. Mário, por sua vez, cantou a "Serenata" de Tocelli e "Ay, ay, ay", canção creoula.
O jornal "O Figueirense" refere, sobre esse concerto que "O Sr. Mário Mattos e Silva cantou brilhantemente a Serenata de Tocelli" e "Cantaram ainda o doeto Ta Bouche a Srª D. Fernanda Mattos e Silva e o Sr. Mário Mattos e Silva, que foram muito aplaudidos".
Três gerações da família iniciada com João da Cruz David e Silva e Emília Mattos e Silva na pintura, na música e na literatura e poesia.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Fernanda e Mário em recitais líricos
Etiquetas:
Fernanda de Matos e Silva,
Fotografia,
Mário Mattos e Silva,
Música
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário